8 de junho de 2015

Dica: Coursera - cursos online gratuitos

Dia desses eu estava conversando com o gerente do banco sobre a facilidade de acesso à informação e retruquei dizendo que de fato é muito mais fácil acessar as informações hoje em dia, porém as pessoas não fazem bom uso dessa possibilidade.

Todo mundo sabe entrar no Facebook, Twitter, Instagram, mas e o resto?

Essa conversa surgiu por causa das análises de currículos que eu tive que fazer uns tempos atrás para preencher uma vaga no escritório.

A grande maioria são de pessoas jovens que terminaram o ensino médio há alguns anos (em média 3 anos ou mais) e que desde então nunca mais estudaram segundo seus currículos.

Antigamente (uns 10 anos atrás ou mais) diríamos que é falta de dinheiro, falta de oportunidade para continuar os estudos, mas hoje em dia essa desculpa não cola mais, porque não é necessário ter dinheiro para fazer cursos de educação continuada em qualquer área ou nível, graças ao EAD.

Eu vou comentar alguns sites que oferecem cursos gratuitos de todos os tipos (com e sem certificado) ao longo de alguns posts e vou começar com o Coursera, uma plataforma de educação continuada, realizada por meio de parcerias com as maiores universidades do mundo!

Tem curso para todo os gostos e a parte boa é que agora eles têm alguns cursos em português. Se você sabe inglês vai encontrar uma variedade muito maior, mas nem o idioma pode ser usado como desculpa.

Daí você vai me dizer que essas pessoas dos currículos precisariam ter acesso à internet para poder fazer o curso e eu digo que elas têm acesso, uma vez que eu recebi os tais currículos através de um site de currículos, ou seja, essas pessoas acessaram a internet de algum lugar para criar seus currículos e se inscrever para a vaga.

Vamos pensar que o acesso gratuito tem tempo limitado em uns 15 minutos.

No primeiro dia, provavelmente, usando o exemplo do Coursera, tudo o que a pessoa vai conseguir fazer é o cadastro no site e dar uma olhada na gama de cursos disponíveis. Mas se ela está desempregada e não está estudando, também vou supor que ela possa ir até o local que disponibiliza os 15 minutos de acesso gratuito todos os dias.

Se ela pode ir todos os dias, ela consegue fazer ao menos uma aula por dia, porque os cursos estão formulados em módulos, com vídeos e algum material para leitura todos curtos.

Sendo assim, a desculpa de "não estudo porque não tenho dinheiro" não cola.

Então você vai me dizer que curso sem certificado não tem valor. Eu discordo disso. Reconheço que para algumas vagas a ausência de certificado fará com que o curso em si não seja considerado, mas uma coisa que eu sempre ouvi e concordo é que tudo o que você aprende, ninguém pode tirar de você, e se você realmente absorveu o conhecimento, basta mostrar o que sabe.

Tudo isso para dizer que o Coursera tem certificado para quem realiza as atividades e passa nos testes que são aplicados durante o curso.

Um plus do Coursera é que existe um app para você baixar no seu gadget com Android ou Apple e aproveitar uns momentos de ociosidade para seguir com qualquer curso que tenha na plataforma.

No momento estou fazendo o curso de "Introduction to Public Speech" da University of Washington, ministrado pelo Dr. Matt McGarrity, todo em inglês, que é bem interessante. É o tipo de curso que certificado não prova que você adquiriu habilidades, tampouco estou fazendo porque desconheço o assunto, mas conhecimento a mais nunca será demais.

Aproveite e comece hoje mesmo a se melhorar e ao seu currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário