16 de janeiro de 2012

Android Rules: o meu ranking dos melhores

Depois de várias semanas postergando este post, vou publicá-lo!

Na verdade, eu quase mudei de assunto de novo, mas cheguei à conclusão de que o bate-volta que eu fiz até Porto Real, interior do estado do Rio de Janeiro, para o aniversário de uma amiga de infância, não renderia um post inteiro, até porque choveu leve o tempo todo e não fizemos nada a além de comer. Não fosse o calor e o fato de estarmos cercados por mato e muitos insetos (muitos mesmo), parecia o tempo de São Paulo.

Esse post foi inspirado na minha troca de celular no final do ano passado, quando fiz um upgrade do Milestone 1 (A853) para o Milestone 3 (XT860).

Sei que existem sites com as dicas dos aplicativos mais mais e os menos menos, mas assim como eu vivo buscando a opinião de usuários na internet, fico imaginando se de repente, algo que eu experimentei possa ser útil a outro usuário.

Quem usa Android, antes de ler opiniões, precisa saber em que versão do Android estão instalados os apps. Diferentemente da maçãzinha, o Android não é igual para todos e não rende igual para todos, porque depende de processador do aparelho e outras funcionalidades.

O meu Android é o Gingerbread (Android 2.3.4), num celular que tem processador dual-core de 1Ghz, com 16gb de memória interna e expansão com SD card.

Sabendo desses detalhes, vamos a uma listinha dos apps que estão instalados no meu celular e outros que eu desisntalei, porque são horríveis ou não funcionam no Brasil (vou ver se lembro deles para citar rs).

Os Indispensáveis

Existem apps que são básicos até para o mais iniciante dos usuários, e são eles:

Gmail: aplicativo que costuma vir instalado em qualquer aparelho com Android. Nas versões mais antigas, talvez esteja instalado um outro leitor de email, mas o criado pelo próprio Google funciona melhor e segue o mesmo estilo do Gmail do computador, ou seja, vai ser mais fácil usar, porque já estamos acostumados a ele me outras dimensões de tela.

Opera Mini: trata-se de um navegador que eu conheci ainda na era Palm. Ele abre os sites com a mesma aparência que no computador. Para quem tem limitação de dados, talvez seja melhor optar pela versão Opera Mobile, que adapta os sites para serem vistos no celular, com menos gráficos e menor consumo de dados.

Flash Player: o aplicativo da discórdia, só existe para o sistema Android (a maçãzinha esteve em pé de guerra com a Adobe enquanto viveu Steve Jobs por conta do tal Flash) e faz funcionar as partes dinâmicas da maioria dos sites na internet. Baixe ele e garanta sites com todas as funcionalidades.

GMaps: você tem pacote de dados ilimitado e seu celular tem GPS? Você vai adorar a facilidade do Gmaps combinado com o Google Navigator (seu celular já deve ter os 2 instalados e o navigator se encontra em versão beta, mas funciona muito bem). Aviso importante: sempre veja se existe uma atualização antes de sair de casa com ele. Os mapas são os mesmo que você acessa na internet, e a falta de atualização pode resultar em indicação de mão errada na hora de virar numa rua. Se quiser chegar ao destino com a imagem da região, não esqueça de conferir se já tem o Street View.

Advanced Task Killer: se você der uma busca vai descobrir que existe um monte de programas com a mesma função, mas eu elegi este como meu favorito, porque é simples de usar. Como os apps costumam ficar abertos no "fundo" e isso consome memória RAM (que afeta a velocidade) e a bateria, o ideal é abrí-lo vez ou outra para fechar tudo aquilo que não está em uso.


Android Assistant: este pode ser considerado um complemento ao anterior. Ele ajuda a decarregar a RAM e a memória cache, permitindo limpar a pasta de armazenamento. Essas coisas afetam a velocidade, por isso uso os 2 juntos.

APN Brasil: quem precisa controlar o consumo de dados, precisa deste app. Ele permite que você desabilite a conexão 3G do seu celular e assim, mesmo que você abra por acidente um app que usa dados, ele não vai conectar.

Muito Úteis

Essa lista é dos programas que eu não vivo sem, mas talvez você não precise no momento.

GDocs: facilita o acesso ao seu Google Docs, mas só funciona quando o celular estiver conectado (seja por 3G ou Wifi). Está mais para um quebra galhos do que para um verdadeiro utilitário, mas se você não tiver com ele instalado, vai descobrir que precisa dele.

DocstoGo: esse app fez fama na época do Palm e foi adaptado ao Android. Funciona bem, mas existe a ressalva, a versão gratuita serve somente para leitura. Para ter acesso as funcionalidades de criação de documentos precisa comprar o aplicativo completo. Dependendo de quanto você usa, vale a pena, porque ele salva documentos no padrão MS Office (doc, xls, ppt) e ainda lê arquivos em Pdf.

3D Digital Weather Clock: se você curte um efeito visual na sua tela principal, precisa baixar este app. Ele tem relógio digital estiloso, com efeito 3D, animação com o clima, mostra a previsão do tempo com temperatura atual, mínima e máxima do dia, indica o nível da bateria em percentual e ainda permite que você crie 2 atalhos pressionando partes diferentes da animação. Como ele ocupa 4x2 (isso é a largura toda da tela e metade do comprimento), o fato dele ser atalho também, ajuda bastante. Mas se você pensar que para ter um app de previsão do tempo, um relógio de tela, um medido de bateria e 2 atalhos você ocuparia 5 espaços, você só está perdendo, efetivamente, 3 espaços da sua tela. Dica, se você está em São Paulo, quando for configurar o local, faça a busca escrevendo "sao+paulo". Foi a resposta que eu recebi, em menos de 24h, para a dúvida enviada para o criador do app. Isso fez o app ganhar respeito na minha lista.

Agenda Widget: o melhor app de agenda que eu encontrei até hoje. Ele pode ser costumizado com diversas opções de aparência, além de funcionar combinado com a sua Google Agenda.

Any.Do: custei a encontrar um app que funcionasse de verdade para a lista de tarefas. Esse é o único que eu encontrei que é de graça e permite sincronização direta com sua lista de tarefas do Google. Tem visual clean e opção de fundo branco ou preto. Falam tanto do Evernote, mas ele só funciona legal se você quiser pagar, para usuário gratuíto não é legal, porque exige que você conecte o celular com o cabo USB toda vez que fizer uma atualização e quiser sincronizar.

APK Installer: se você já tem um pacote de app para instalar no seu SD Card, vai precisar deste app para conseguir fazer a instalação dos apps que estão no seu cartão. Fácil e prático.

Barcode Scanner: sabe aqueles quadradinhos tipo código de barras, os QR codes? Tanto eles quanto os tradicionais código de barras podem ser lidos com este app super fácil de usar.

Stopwatch: existe uma porção com este nome e com essa finalidade, mas eu gostei deste que eu linkei. Tem opção para contagem regressiva e progressiva com alarme para avisar o final do tempo indicado. E os últimos ficam salvos. Ótimo para usar para estudos (no Kumon temos exercícios nos quais temos que cronometrar o tempo de execução dos exercícios) ou na cozinha.


Easy Calculator: quem tem sabe que a calculador nativa do Android é um lixo! Se você quer algo melhor, baixe este. Visualmente, ele é feinho, mas funciona muito bem e tem funções de científica.

Folha: tem versões diferentes para Android a partir do 2.2 (o Froyo). Você pode ver as principais noticias em versão resumida. Para a versão tablet eu achei mais interessante, porque ele fica quase com a mesma aparência do jornal impresso. No celular, até por limitação da tela, são em formato apropriado e clean.

NetCounter: ajuda você a saber qual seu consumo diário, semanal e mensal, tanto na rede 3G quanto na wifi, de forma simples.

Qual Operadora: esse sim, é indispensável! Em tempos de ligação grátis somente para mesma operadora, mas que todos podem portar seus números de uma operadora para a outra, a solução é descobrir antes de ligar, qual a operadora. Você pode deixar sua agenda inteira com a operadora marcada ao lado do número do celular. Ele só não identifica Nextel, mas todas as operadoras de celular são identificáveis. Até agora ele acertou todas.

Saraiva Digital: esse é o leitor de livros, tanto em pdf como epub, da Livraria Saraiva. Claro que o intuito deles é que você compre livros digitais deles, mas você pode carregar seus livros nele para leitura. E eu gosto, porque tem marcador de páginas que funciona nos meus livros. A livraria disponibiliza livros de domínio público gratuitos, para serem baixados pelo Saraiva Digital.

Sound Recorder: quantas vezes você não precisou gravar aquela palestra ou uma aula? Isso resolve seus problemas. É simples, fácil e funciona.

Whatsapp: esse aplicativo serve para troca de mensagens. Ele é gratuído no primeiro ano de uso e pago depois, segundo o site do aplicativo. Se seus amigos usam, vale a pena comprar.


Idiomas

El Conjugador: se você está estudando espanhol sabe como é complicado aprender a conjugar verbos no começo (em português também não é fácil, mas num idioma novo, sempre complica). Esse app vai te ajudar e muito.

Buscador RAE: é um dicionário criado pela Real Academia Española, ou seja, o mais confiável dos dicionários de espanhol que se pode ter. Ele é de graça, mas só funciona quando conectado a uma rede 3G ou wifi. Ah, é claro que ele é espanhol/espanhol, como o nosso Aurélio.

Aedict: essa é para quem estuda japonês. Você digita romanizado e ele traz significado e kanji da palavra. Detalhe, para usá-lo você precisa saber inglês, porque é um dicionário japonês/inglês. Ainda não encontrei um dicionário decente em japonês/português


Kanji Recognizer: o melhor app que eu já baixei na vida. Você precisa ter uns conhecimentos básicos para desenhar o kanji, ou parte dele, na tela e procurar na lista que ele apresenta, o kanji procurado, com o "kun" e "onyomi", além das possíveis combinações que formam outras palavras. Também exige conhecimentos de inglês, porque as traduções são todas nesse idioma.

Google Translator: o que você faz quando está no desespero? Recorre ao Google! rs Esse app é o mesmo Google Translator que está na internet, ou seja, só funciona com conexão de dados ou wifi. Lembrando que ele só serve de quebra-galhos e não é 100% confiável.

Os Divertidos

Angry Brids: morram de inveja, usuários da maçãzinha, mas para os Androids, o jogo é de graça e completo. Claro, para ser de graça, tem anúncios. Se você não curte anúncios na sua tela, pode pagar para se ver livre deles. Vale para todas as variações existentes do jogo: de graça com anúncios e pago sem anúncios.

AirPenguin: é um jogo viciante onde se desliza um pinguim por blocos de gelo. Ele tem opção para jogar com controles de tela ou com o acelerômetro, fazendo o movimento do celular ser o movimento do pinguim.

Jewels: tipo do jogo para sala de espera de consultório. Dá para jogar no modo com tempo ou até que as pedras acabem. Eu adoro.

GoLauncher: nem sabia como classificá-lo, porque ele está longe de ser um app indispensável, mas eu gosto muito. Ele serve para personalizar seu celular. Cria menus diferentes, permite a mudança das barras de rodapé e tem temas lindos, do qual o meu favorito é o Peek-a-Droid, onde todos os ícones ganham um Droid "brincando" de esconde-esconde. E ainda tem no pacote o GoWidget, uma espécie de Market próprio onde você pode comprar uns widgets diferentes que só funcionam com o GoLauncher, como agendas e calendários.

Medida Certa: você também assiste o Fantástico? Então sabe do que se trata: o app tem dicas de alimentação, atividades físicas, um espaço desabafo, faz o monitoramente do plano de 3 meses e tem um "alarme" com as vozes de Renata Ceribelli e Zeca Camargo, avisando a cada 3 horas para você comer, bastando você indicar a que horas começa o seu dia. Não vou dizer que seja indispensável, mas é muito interessante e é de graça mesmo.


UNO: sabe aquele jogo de carta fácil de jogar para qualquer idade? Ele está disponível para você jogar sozinho (com outros 3 jogadores virtuais) ou jogar com seus amigos, bastando conectar seus bluetooth.

Reação 2 jogadores: é um ótimo passatempo para 2 jogadores num único celular. Você coloca sobre a mesa e senta de frente com alguém. Aparecem desafios para ver quem aperta mais rápido a tela com a resposta correta. Existe a versão para 4 jogadores, paga.

Redes Sociais

Como não pode faltar nesses smartphones, as redes sociais!

Foursquare: eu sempre achei essa coisa de Foursquare muito invasiva, mas tendo a opção de permitir que somente amigos autorizados possam ver as informações, decidi entrar nesse mundinho e até estou curtindo. Não faço check in em todos os lugares que vou, mas quando quero mostrar para meus amigos lugares diferentes que eu frequento ou para que de repente algum deles me encontre onde eu estiver, faço meu check in!

Facebook: o mais básico dos app de redes sociais, tem visual diferente do site, mas ajuda a manter o contato e a compartilhar as fotos que tiro com o celular.

Skype: muito útil quando você está conectado a uma rede Wifi e quer falar com alguém. Sem gastar nada, você pode fazer sua ligação ou enviar mensagens de texto.

Tweetdeck: não uso mais as redes sociais como usava no começo, mas acho esse app muito bom para usar no celular ou no desktop. Ele tem versões para todos os sistemas e funciona muito bem para postar mensagens e fotos no Twitter, Facebook e algumas outras redes sociais menos populares. O mais interessante é conseguir usar diversas contas no mesmo aplicativo e poder escolher entre publicar em 1 só conta ou em todas de uma só vez.

Em Análise

Boa Lista: eu ainda não tenho certeza absoluta de que ele é a melhor opção, porque faltam informações, mas não se pode culpar o criador, pois trata-se de um app colaborativo, ou seja, os usuários precisam ajudar com informações sobre promoções dos mercados conhecidos e atualização de preços nas gôndolas. Para fazer listas o leitor de código de barras ajuda. Você pega o produto que está acabando, mira sua câmera e já inclui na lista o produto que deverá ser comprado na próxima visita ao mercado. Ele faz um orçamento prévio do total da lista também.

Scan to PDF: baixei pela descrição e avaliação alheia, mas nunca testei. Ele diz que você pode tirar fotos de um documento (essa é a parte do scan) e salva eles em PDF, facilitando visualização e impressão.

SP Mobile: um aplicativo criado pela São Paulo Turismo para ajudar você a descobrir a cidade. Baixei de curiosa, mas nunca testei. Li nos reviews sobre bugs de funcionamento em alguns aparelhos.

Fuja desses que é perda de tempo

Depois de descrever todos os apps que estão instalados no meu celular, não consegui lembrar do nome dos apps que eu já baixei e desinstalei, mas assim que eu lembrar eu volto para postar.

Obs: Todas as imagens referente aos aplicativos foram extraídos do Android Market, no qual os próprios criadores disponibilizam visualizações prévias das principais telas de seus aplicativos.
 __________________________________

 Show Beneficente de Satiko Ono

O Japão continua lutando para se reerguer após o terrível terremoto que causou um enorme maremoto que engoliu cidades inteiras e deixou muitos em situação precária.

Para ajudar, diversos movimentos foram feitos dentro da comunidade nikkei ao longo de 2011. Agora a cantora Satiko Ono empresta seu talento para angariar fundos que serão destinados aos trabalhos de apoio ao leste do Japão.

Data: 22 de janeiro de 2012 - domingo
Horário: 14h30
Local: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa - Bunkyo/SP
Rua São Joaquim, 381 (esquina com a Rua Galvão Bueno)
Infos: (11)3209-7383 c/ Mizue - (19)9603-2707 c/ Aquico

Nenhum comentário:

Postar um comentário